segunda-feira, 27 de outubro de 2008
Mudança no regulamento de competição da WTF
O presidente da WTF então criou um Cômite had-hoc para preparar a proposta das mudanças no regulamento de competição baseando-se em sugestões e propostas enviadas pelas 188 associações nacionais a ela (WTF) filiada.
As propostas poderão ser enviadas até o dia 31 de outubro de 2008, após recebidas serão estudadas e discutidas em uma reunião com representantes das 188 associações nacionais, esta reunião será realizada no dia 14 de novembro de 2008 em Seul, Coréia do Sul. A WTF oferece ao representantes das associações nacionais suporte na estadia do dia 13 ao dia 15 de novembro de 2008.
quinta-feira, 11 de setembro de 2008
Mensagem aos Taekwondistas Capixabas
Sei e concordo que houve acertos e erros (e, sejamos realistas, mais acertos do que erros), mas agora o presidente da Federação - sabe-se lá por quê - resolve tirá-los (quer dizer, saber todo mundo sabe, mas...) e deixar o TKD à deriva.
Em reunião realizada na casa do presidente da Federação, onde estavam os mestres Fábio, Rogério e Sandro, ficou decidido pelo afastamento do casal. Na ocasião – vale frisar -, apenas o presidente falou e sancionou sua decisão, mesmo com a reprovação dos demais diretores que pediram para que o presidente repensasse seu veredicto. Porém, embora vivamos numa democracia, o eterno presidente da Festkd, disse que não aceita mais que os mesmos continuem trabalhando em prol da arte (isso é democracia ou ditadura?). Quando digo “eterno presidente” é porque, desde a fundação da Festkd, em 01/02/92, o presidente se mantém no cargo e afirma que não o largará até... sabe-se lá quando. Seria esse um cargo vitalício?
Gostaria de deixar aqui meu desagrado e repúdio em relação a todos esses acontecimentos e manobras políticas. Também quero pedir aos diretores que se posicionem com maior rigidez perante as imposições do presidente, pois ele tem que saber que está num país democratizado e precisa aceitar opiniões. O Tkd capixaba não é propriedade dele e suas vontades e caprichos não são lei.
Quero lembrar que, quem muito abaixa a cabeça, expõe uma parte delicada do corpo.
Ms. Ruy da Cunha Freitas
segunda-feira, 28 de julho de 2008
domingo, 27 de julho de 2008
Equipe de Ouro
sexta-feira, 25 de julho de 2008
domingo, 13 de julho de 2008
Atleta Luciano Lucas Moreira no Treino da RSTKD

A RSTKD agradeçe a sua presença e lhe deseja boa sorte na sua jornada Luciano. Esperamos poder contar com sua presença outras vezes.
Um grande abraço!
sábado, 5 de julho de 2008
Taekwondo para Deficientes Visuais

No Rio de Janeiro, mais especificamente no Instituto Benjamin Constant (URCA) e no Centro de Integração Comunitária (Tijuca), um trabalho está sendo realizado para que em um futuro próximo possamos realizar um Campeonato Brasileiro de Taekwondo para Cegos, paralelamente em nossas competições. Roberto Cardia, o autor deste projeto, conseguiu implantar o sistema no seu estado em 2002 e modificou parte das regras para viabilizar os kyorugis, sendo o responsável no seu estado atualmente. Cardia atua na Federação do Rio de Janeiro como "Coordenador de Desenvolvimento de Taekwondo Adaptado", contribuindo também na fomentação de outras deficiências, já que também atuou durante 4 anos em um outro projeto social para portadores de necessidades especiais. Não obstante, a Confederação Brasileira de Taekwondo também apóia o seu trabalho e o incentiva cada vez mais, uma iniciativa que está dando certo. Para todos os Taekwondistas envolvidos é um grande ganho e para a nossa classe é uma oportunidade singular em demonstrar que nosso esporte vai além de nossas quadras de combate, conseguindo atingir a inclusão social destes para-atletas.
Cardia diz que esteve em Minas Gerais, no Instituto São Rafael e é bem provável que sejam ministradas aulas de Taekwondo para cegos, sua presença na entidade e o apoio da Federação local foi positiva. Acredita também que em suas viagens haverá tempo de realizar outras visitas.
Em seu apelo, esta nota está sendo colocada para que um cadastro seja ampliado, não só no Rio de Janeiro, mas em todo Brasil, pois é bem conhecido por sua atuação na área da deficiência e como autor do livro "Taekwondo, Arte Marcial e Cultura Coreana". Seu pedido é para que profissionais que desenvolvem algum tipo de trabalho parecido ou que desejam trabalhar nesta área, assim como praticantes que treinam o Taekwondo Adaptado entrem em contato com ele.
A intenção, como descrita anteriormente, é a adaptação do nosso esporte para estes para-atletas, tendo como resultado final competições paralelas com as vigentes em nosso país.
quinta-feira, 12 de junho de 2008
quarta-feira, 11 de junho de 2008
segunda-feira, 2 de junho de 2008
segunda-feira, 26 de maio de 2008
segunda-feira, 12 de maio de 2008
quarta-feira, 30 de abril de 2008
Graduações do TaeKwonDo
FILOSOFIA
terça-feira, 29 de abril de 2008
Colete Eletrônico
segunda-feira, 28 de abril de 2008
Convite para o Brazil Open Champiomchips 2008

A Confederação Brasileira de Taekwondo (Presidente Yong Min Kim), Federação de Taekwondo do Estado de São Paulo (Presidente Yeo Jun Kim) e a Comissão Organizadora, têm a honra de convidar Vs. Sra. e sua equipe para participarem do 38º Festival de Aniversário do Taekwondo e Brazil Open 2008, em São Paulo, entre os dias 1 e 3 de agosto. A Comissão Organizadora está convidando mais de 50 países e todas as academias estaduais e nacionais, ficaremos honrado com a sua participação, pois proporcionará melhor realização ao evento.
O festival será divido em: Brazil Open de Taekwondo Championships 2008; 11º Campeonato Mundial de Duplas; 11º Concurso de Miss Taekwondo Internacional; 10º Campeonato Aberto de MUDO (Artes Marciais) & 5º Congresso Cientifico de Artes Marciais. Recomendamos que vocês insiram o Brazil Open na organização do seu calendário anual para participar, aprimorar, conhecer atletas internacionais e festejar o 38º Aniversário do Taekwondo Brasileiro. Nos veremos no dia 01 de agosto, em São Paulo.
Master Yeo Jun KIM Organizador; Tel.: (+ 55.11) 3272-0275
História do Taekwondo Olímpico

Em 1952, o então presidente coreano Syngman Rhee assiste a uma demonstração de mais ou menos meia hora da arte marcial coreana, e se encanta com o que vê. O presidente ficou tão impressionado que ordenou que seu aprendizado constasse oficialmente no currículo de treinamento militar. Além disso, chamou o general Choi Hong Hi e pediu a ele que coordenasse o processo de unificação dos estilos. É em função disso que se justifica o acentuado vínculo militarista do esporte.
Após isso, no dia 11 de abril de 1955, um congresso reunindo os mais importantes mestres de cada escola, e sob a coordenação do general Choi Hong Hi, decidiu pela união dos estilos adotando o nome de Tae Soo Do. Dois anos mais tarde o nome é novamente mudado, sendo então adotada a nomenclatura que permanece até os dias atuais: Taekwondo. As razões alegadas para esta mudança se referem ao fato de que o segundo nome (Taekwondo) se parece mais com o nome original da arte (Tae-Kyon), bem como expressa melhor seu verdadeiro sentido - a tradução de Taekwondo é “o caminho dos pés e das mãos”.
Porém, no ano de 1972, o general Choi Hong Hi é expulso do país por envolver-se em disputas políticas entre as Coréias do Sul e do Norte (inimigas desde a época da guerra entre elas -1949/1955). No entanto, ele leva consigo a sede do ITF para o Canadá.
A reação da cúpula taekwondista coreana veio em seguida: com o apoio do governo sul-coreano é criada, no dia 28 de maio de 1973 a WTF (World Taekwondo Federation), sediada em Seul, presidida pelo Dr. Un Young Kim e unificada sob o estilo Kukiwon. As modificações são rapidamente passadas aos mestres ligados à entidade, o que provoca até os dias de hoje pequenas diferenças dentro do mesmo estilo, o que se explica pelo fato dessa mudança ter se dado de forma tão brusca e repentina.
Representando uma espécie de marco inaugural da entidade como nova reguladora da prática do Taekwondo no mundo, é realizado, neste mesmo ano (1973) o 1º Campeonato Mundial de Taekwondo, na cidade de Seul, evento que passaria a se repetir a cada dois anos, a partir daquela data.
Daí em diante, o Taekwondo passa a alcançar pontos cada vez mais elevados no cenário do esporte mundial, até que, indicado pelo GAISF (Associação Geral das Federações de Esportes Internacionais), o Taekwondo foi introduzido ao COI (Cômite Olímpico Internacional) em julho de 1980. A crescente evolução do Taekwondo como esporte se concretizou de fato no ano de 1982, quando foi indicado pelo COI como esporte de demonstração nas Olimpíadas de Seul, 1988. A indicação repetiu-se nos Jogos que se seguiram, em 1992, Barcelona. No ano de 1996 , o Taekwondo ficou de fora da Olimpíada , sendo averiguada sua participação como esporte oficial para o ano de 2000. Confirmado naquele mesmo ano como esporte oficialmente olímpico, o Taekwondo vive agora seu momento de maior esplendor e glória, ansiando por sua estréia oficial e definitiva nos Jogos Olímpicos de 2000, na cidade de Sydney, Austrália.
Sua popularidade vem crescendo tanto no mundo, que o esporte já está presente em mais de 120 países, e estima-se um número de praticantes superior a 20 milhões de pessoas.
2º Etapa do Campeonato Estadual 2008
domingo, 27 de abril de 2008
Sobre o Prof. 1º Dan Rennan V. Schaeffer

No ano de 2000 conquistou o título de campeão brasileiro de Taekwondo pela Confederação Brasileira de Taekwondo Inter Estilos (CBTKDI).
Formou-se faixa preta pela Federação Espírito Santense de Taekwondo (FESTKD) em 2004.
É registrado na Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD).
Em 2005 foi convocado para integrar a seleção de Taekwondo do Exército Brasileiro, na qual fez parte por 3 anos (2005, 2006 e 2007).
Em 2006 classificou-se para o Campeonato Mundial Militar de Taekwondo em Seul na Coréia do Sul.
Também em 2006 conquistou o terceiro lugar no Brazil Open e no International Police and Fire Games.
Concluiu Curso de Psicologia do Esporte pelo LEPESPE (Laboratório de Estudos e Pesquisas em Psicologia do Esporte.
Graduado em Educação Física (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Vila Velha (UVV).